domingo, 10 de março de 2013















FRAGMENTO DO CABELEIRA

      (Pernambuco)

-Fecha a porta , gente,
 Cabeleira aí vem,
 Matando Mulheres,
 Meninos também.
 Corram, minha gente,
 Cabeleira aí vem,
 Ele não bem só,
 Vem seu pai também .
"Meu pai me pediu
 Por sua benção
 Que eu não fosse mole
 Fosse valentão
 Lá na minha terra,
 Lá em Santo Antão,
 Encontrei um homem
 Feito um guaribão,
 Pus-lhe o bacamarte ,
 Foi pá, pai, no chão.
 Minha mãe me deu
 Contas para rezar,
 Quem tiver seus filhos
 Saiba-os ensinar
 Veja o Cabeleira
Que vai a enforcar
............................
Meu pai me chamou
-Zé gomes, vem cá:
 Como tens passado
 No canavial?
 Mortinho de fome.
 Sequinho de sede,
 Só me sustentava
 Em caninha verdes.
-Vem cá, José Gomes,
 Anda-me contar
 Como te prenderam
 No canavial?
 Eu me vi cercado.
 De cabos, tenentes,
 Cada pé de cana
 Era um pé de gente.

Cabeleira era o apelido do mestiço José gomes, turbulento e valente rapaz que espavoria os arredores do Recife e Goiana, acompanhador seu pai, Joaquim Gomes e Teodósio, matando, saqueando impunemente. Derribava a  tiros de bacamarte as crianças que subiam aos coqueiros, apavoradas com sua presença.
Finalmente o capitão-mor Cristovão de Holanda Cavalcanti cercou-o num canavial do Engenho novo, em Pan d'alho ,prendendo-o.  Cabeleira foi julgado e enforcado no largo das Cinco Pontas, quatro dias depois de lavrada a sentença, assim como seu pai e o companheiro Teodósio, em 1776. Depois de morto, por sua mocidade e as mostras de arrependimento  e contrição nos últimos momentos de vida, Cabeleira teve muito dos crimes esquecidos e a musa popular, registando o com a crueza de sua veracidade, atenuava-lhe o temperamento , culpando o velho Joaquim Gomes como o excitador do mau gênio do filho.   Fernandes Gama registou o fato na  MEMÓRIAS  HISTÓRICAS DA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO (IV,360,Pernambucana,1848)  e Franklin Távova , 1842, 1888, publicou a vida romanceada do bandido,O CABELEIRA, Narrativa Pernambucana, Tip.Nacional, Rio de janeiro, 1876. Ver ainda Pereira da Costa,FOLCLORE PERNAMBUCANO,150.
- Nota de Luís da Câmara Cascudo.

Trecho extraído do livro Cantos populares do Brasil 1883, primeira livro publicado inteiramente de canções  recolhidas do povo, de Sílvio Romero.
Em 1963 o livro de Franklin Távora  que narra as desventura do bandido cabeleira ganhou adaptação para o cinema, o filme contava com elenco formado por Hélio Souto, Milton Ribeiro e Marlene França.

(Muitos consideram Cabeleira como o primeiro cangaceiro de que se teve conhecimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário